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Canal de Ética

Profissionais, clientes, fornecedores e prestadores de serviços da Portonave têm um canal de denúncias exclusivo para informar condutas que violem o Código de Conduta da Portonave. Esse canal recebe manifestações, de forma confidencial ou anônima, que contenham informações sobre assédio moral e sexual, conflitos de interesses, suspeitas de fraudes, desvio de mercadorias, entre outros assuntos.

Código de Conduta

O Código de Conduta representa o firme compromisso da Portonave em cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis à sua operação empresarial e interação social, bem como de aderir aos mais altos padrões éticos em todos os aspectos do seu negócio.

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Compromisso com a Integridade e Ética

A Portonave, como primeiro terminal privado a movimentar contêineres no Brasil, mantém desde sua concepção uma forte postura contra a corrupção e o suborno. Esses compromissos estão documentados em nosso Código de Conduta e Política Antissuborno que dão clareza a todos nós dos deveres e responsabilidades como integrantes de uma Companhia transparente e comprometida com as melhores práticas de mercado.

Em 2022, a Portonave deu mais um passo no combate à corrupção por meio da obtenção do certificado ISO 37001. A adequação a um Sistema de Gestão Antissuborno foi aprovada e é incentivada pelo Conselho de Administração e Diretoria Executiva como uma forma inteligente de se precaver contra os danos, potencialmente, irreparáveis de práticas indevidas.

Este certificado faz parte de um pacote de ações de controles internos que permeiam por todas as áreas da Companhia, desde o Conselho de Administração até as atividades da base operacional, que visam proteger ainda mais a saúde financeira, a sustentabilidade e a reputação da Portonave e de seus profissionais.

Dedicamos uma área de Compliance junto à Gerência Jurídica com a finalidade de apoiar no levantamento dos riscos, implantação de controles e monitoramento das ações da Companhia. Qualquer atitude antiética ou suspeita de suborno pode e deve ser denunciada pelos canais adequados, até mesmo de forma anônima, e serão tratadas com toda transparência pelo nosso Comitê de Ética e Compliance Officer, com supervisão direta do Conselho de Administração.

Sendo assim, a Portonave possui todas as ferramentas internas para enfrentar os desafios de combate à corrupção e ao suborno, para que nosso sucesso presente e futuro sejam sempre marcados pela ética e integridade com o apoio do nosso time de profissionais de excelência.

Patricio Junior
Presidente do Conselho de Administração e Diretor de Investimentos em Terminais da Terminal Investment Limited (TiL)

Compromisso com a Integridade e Ética

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Como funciona

No Canal de Ética você deve reportar assuntos relacionados ao assédio moral e sexual, o conflito de interesses, a suspeita de fraudes e o desvio de mercadorias. Para reclamações, dúvidas ou sugestões de caráter operacional, como assuntos de recursos humanos, transporte de carga, manutenção de equipamentos, solicitação de documentos, cadastro de currículo, entre outros, o canal é a Ouvidoria.

Como funciona

Como fazer a sua manifestação

Na identificação de qualquer fato que esteja contra os valores e a missão da empresa, procure o Canal de Ética por meio dos canais indicados ao lado.

Telefone, 8h às 18h

0800 878 9017

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