Instituto Portonave patrocina guarda-vidas

Foi inaugurado na manhã de 13 de janeiro o primeiro posto de guarda-vidas vertical em contêiner de Santa Catarina. O projeto piloto foi patrocinado pelo Instituto Portonave e está instalado na praça da Praia Central de Navegantes. A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades do Corpo de Bombeiros, prefeitura de Navegantes, representantes do Instituto Portonave e comunidade em geral.

O posto foi construído em um contêiner de 20 pés, colocado verticalmente. A estrutura é em alumínio e possui isolamento térmico. O posto tem banheiro com chuveiro para os guarda-vidas, estrutura de fossa e uma parte aberta (mirante) para observação da praia.

Segundo o Sargento Luiz Adônis Zimermann, do Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes, responsável pela iniciativa, o posto contêiner é um protótipo que deve ser usado durante toda a temporada de verão. Após, será feita uma análise do projeto para possível implantação de outros postos desse tipo em Navegantes e no Estado.

O Instituto Portonave investiu cerca de R$ 22 mil para a realização do projeto. A intenção é que outras instituições também possam apoiar esta iniciativa e ajudem o Corpo de Bombeiros a levar mais segurança aliada à preservação ambiental para as praias.

Além da inauguração, os bombeiros realizam também a formatura de mais uma turma do Projeto Golfinho, desenvolvido desde 1998 pela corporação. O projeto ensina crianças noções de segurança na praia, como a identificação de correntes marítimas, e preservação ambiental.

 

Confira alguns momentos do evento

 

DSC_0011

Posto guarda-vidas na Praça da Praia Central de Navegantes

Inauguração posto guarda-vidas conteiner (4)

Solenidade de inauguração do 1º posto em contêiner vertical de SC

Inauguração posto guarda-vidas conteiner_site 2

Coronel do Corpo de Bombeiros, Onir Mocelin, prefeito de Navegantes,

Emílio Vieira e presidente do Instituto Portonave, Osmari de Castilho Ribas

Inauguração guarda-vidas

 

DSC_0104

Crianças formadas no Projeto Golfinho, do Corpo de Bombeiros

Postado por TI Portonave
[13/01/2017]