Mulheres Portonave: as oportunidades e a presença feminina no Porto de Navegantes
O Dia Internacional da Mulher é celebrado nesta quarta-feira (8), uma data que simboliza inúmeras lutas e conquistas das mulheres, inclusive mais espaço e igualdade profissional. No setor portuário, o número de mulheres interessadas pela carreira vem crescendo nos últimos anos. Nesse sentido, para oferecer mais oportunidades no segmento e fortalecer a equidade de gênero, a Portonave – o Porto de Navegantes – desenvolve programas para as mulheres da região.
Sandra Monteiro, conhecida como Sandrinha, iniciou a sua história há 12 anos no Porto, como vigilante, mas o seu sonho sempre foi operar uma carreta. Hoje, opera as Terminal Tractors, equipamento para a movimentação dos contêineres dos navios ao pátio do Terminal. “É uma gratidão. Batalhei tanto para estar aqui. Fico lisonjeada pela oportunidade que tive de realizar um curso pela Portonave e estar operando uma carreta”, comenta.
Sandra, operadora de veículos portuários na Portonave.
Beatriz Souza Santos, natural da Bahia, conheceu Santa Catarina em uma de suas viagens e resolveu se mudar há 9 anos. Ela ingressou no Porto a partir do Programa Porto para Elas, desenvolvido pelo Terminal, com o objetivo de oferecer mais oportunidades no segmento portuário para as mulheres. Hoje, atua como operadora de empilhadeira e transpaleteira na Iceport, câmara frigorífica totalmente automatizada, integrada ao Porto.
Para Beatriz, o Dia da Mulher representa muita luta na vida profissional e pessoal. “As mulheres fazem a diferença no ambiente de trabalho. Todas somos capazes, apenas precisamos acreditar em nossos objetivos e ter confiança e fé. Para todas as mulheres, aproveitem as oportunidades que aparecem e se dediquem!”, diz. Atualmente, realiza o curso de tecnólogo em Gestão de Qualidade com o apoio do subsídio educação pelo Terminal e busca crescimento na empresa.
Beatriz, operadora de movimentação júnior na Iceport.
O setor portuário possui oportunidades nos setores Administrativo e Operacional. O Programa Porto para Elas formou 40 alunas nos cursos introdutórios de Logística Portuária e Manutenção Portuária em 2022, mas o objetivo é oportunizar mais vagas para as candidatas da lista de espera.
Primeira turma do Programa Porto para Elas, desenvolvido pelo Porto de Navegantes.
O Terminal também apoiou o Programa Mulheres no Nosso Bairro, em parceria com a Engie, para incentivar os empreendimentos gerenciados por mulheres. Internamente, realiza os programas de Diversidade e Inclusão entre os profissionais, Apoio a Maternidade e de Defesa Pessoal com as mulheres para promover a igualdade de gênero, diretamente relacionados aos ODS 5 – Igualdade de Gênero e ODS 16- paz, justiça e instituições eficazes.
Confira aqui o vídeo especial feito com as profissionais da Portonave, em homenagem ao Dia internacional da Mulher.