Terminal divulga Relatório de Sustentabilidade 2022
Marcado pelos 15 anos do Terminal, o ano de 2022 entra para a história com o recorde de 11 milhões de TEUs movimentados e 35 iniciativas sociais incentivadas em Navegantes e região. O desempenho e os destaques da Companhia em todas as áreas foram divulgados no Relatório de Sustentabilidade 2022, nesta quarta-feira (7).
Alinhado às práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em português), o Terminal seguiu como líder em movimentação de contêineres na região Sul. Os 13 novos serviços de navegação resultaram na excelente performance da empresa. Foram 1,2 milhão de TEUs movimentados em 2022, a maior movimentação em um único ano. Em Santa Catarina, o que representa 54% de participação de mercado.
Na área social, foram 103,6 mil pessoas envolvidas e R$ 4 milhões investidos em projetos voltados à cultura, à educação, ao esporte, à saúde e ao meio ambiente, em 2022. O programa Porto para Elas foi um dos destaques, com o objetivo de ensinar, oferecer oportunidades no setor portuário para as mulheres e fortalecer a equidade de gênero. Entre os novos contratados, 28% foram mulheres. O ano fechou com 1.009 mil profissionais diretos.
Primeira turma do Programa Porto para Elas
Além disso, 2022 ficou marcado pela conquista da certificação da ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno), sendo o primeiro terminal brasileiro a obter o reconhecimento referente às melhores práticas mundiais de combate à corrupção, em compromisso com a ética e integridade.
Desde 2009, a Portonave divulga anualmente o Relatório a partir das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que estabelece uma série de parâmetros para a produção de relatórios de sustentabilidade.
Confira aqui o relatório na íntegra e vídeo.
*TEU – medida que equivale a um contêiner de 20 pés.