Portonave movimenta 419 mil TEUs e lidera ranking de produtividade de navio
A produtividade de navio teve aumento de 34% em relação ao ano passado, com média de 126,5 Movimentos Por Hora (MPH)
De janeiro a abril deste ano, a Portonave movimentou 419.302 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), e registrou uma média de produtividade de navio de 126,5 Movimento Por Hora (MPH) no quadrimestre, um crescimento de 34% nesse indicador em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), de março deste ano, a Portonave é o terminal portuário com a maior produtividade de navio do país.
A Companhia movimentou volume acima do previsto mesmo com a Obra do Cais, o que demonstra a eficiência das atividades e a dedicação das equipes. No primeiro quadrimestre, foram mais de 180 escalas de navio. Somente em abril, 100.002 mil TEUs foram movimentados, e o destaque foi a operação do Hyundai Supreme, em que 1.083 movimentos foram realizados em apenas 7h de operação, ou seja, uma produtividade de navio de 152,9 MPH. No mesmo mês, no Terminal, a embarcação com mais movimentos executados foi o Kota Santos, do armador PIL, com 3.425 movimentos realizados em 24h de operação e uma produtividade de 139,9 MPH.
Os principais produtos na exportação foram madeiras e seus derivados (41%), carnes congeladas e seus derivados (35%), papel (7%). Na importação, a Portonave recebeu plásticos e derivados (18%), têxteis (10%) e maquinário (10%). Os países com mais importações foram a China, os Estados Unidos e a Índia. Os maiores destinos das exportações foram a China, os Estados Unidos e o México.
Sobre a Obra do Cais
Para se manter competitiva, em janeiro, a Portonave iniciou a Obra do Cais, de R$ 1 bilhão, o maior investimento desde sua estruturação. Atualmente, navios de até 350m atracam no Terminal, porém, após a adequação do cais, navios de até 400m de comprimento poderão ser recebidos. A execução, que é de responsabilidade de um consórcio de duas companhias, a Besix e a Empresa Construtora Brasil (ECB), que formam a Besix-ECB, está prevista para ocorrer em duas fases. Enquanto um lado está em obras (450m), o outro realiza as operações normalmente, sem interrupções das atividades. Para saber mais, clique aqui.
Mais de 220 mil acessos de caminhões
Durante o quadrimestre, no Gate, foram 221.525 acessos entre entradas e saídas de caminhões, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Por dia, cerca de 2,1 mil caminhões acessam os gates, porém, já houve picos de mais de 3 mil caminhões. Os meses de janeiro e fevereiro de 2024 foram os melhores da história, com o registro de 112.991 acessos de caminhões com um tempo médio de permanência de apenas 28 minutos.
Movimentações na câmara frigorífica
Como um diferencial, a Portonave possui uma câmara frigorífica totalmente automatizada, a Iceport, que oferece serviços de logística nas operações de armazenagem e depot de contêineres reefers para cargas de temperatura controlada e é certificada pelo Sistema de Segurança de Alimentos (FSSC 22000).
No primeiro quadrimestre, aproximadamente 64 mil toneladas foram movimentadas na Iceport, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas movimentações, 57% são de frangos e suínos, 33% de vegetais e 8% de carnes bovinas. Em relação ao quadrimestre do ano passado, o destaque foi a movimentação de frangos e suínos, que cresceu em 44%, e os vegetais, que cresceu em 10%.