Portonave movimenta 638 mil TEUs com a melhor produtividade de navio do país segundo Antaq
Com média de 118 Movimentos por Hora (MPH), o indicador teve crescimento de 40%, enquanto a Companhia realiza a Obra do Cais, um investimento privado de R$ 1 bilhão para receber navios maiores
O Terminal Portuário movimentou 638.476 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) no fechamento do semestre do ano. De acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), de junho deste ano, a Portonave registrou a melhor produtividade média de navio da empresa e dos portos do país, com média de 118 Movimentos por Hora (MPH), um crescimento de cerca de 40% nesse indicador em relação ao mesmo período do ano passado.
Além do desempenho expressivo, com o recebimento de 266 escalas de navios neste ano, a Companhia realiza investimentos constantes. Com objetivo de receber navios maiores, de até 400m de comprimento, movimentar mais contêineres e aumentar a eficiência, a empresa iniciou, em janeiro, a Obra do Cais um investimento privado de R$ 1 bilhão. No momento, a nova fundação está em andamento no lado leste do cais, onde a primeira etapa da obra é realizada. São duas fases para que operações sejam mantidas. Após o término da fase um, as obras serão realizadas no lado oeste (fase dois).
Na participação no mercado, a Portonave é líder em Santa Catarina com 50% na movimentação de contêineres cheios, segundo dados de junho deste ano, divulgados pelo Datamar, consultoria especializada no modal marítimo. Os principais produtos na exportação foram madeiras e seus derivados (41%), carnes congeladas e seus derivados (36%), papel (8%). Na importação, a Portonave recebeu plásticos e derivados (18%), maquinário (11%) e têxteis (11%). Os países com mais importações foram a China, os Estados Unidos e a Índia. Os maiores destinos das exportações foram a China, os Estados Unidos e o México.
Registro de 330 mil acessos de caminhões
Durante o primeiro semestre, no Gate, local de entrada e saída de caminhões, foram 330.738 acessos com um tempo de permanência médio de 30 minutos, o que demonstra a agilidade das operações do Terminal. Por dia, cerca de 2,2 mil caminhões acessam os gates, porém, já houve picos de até 3 mil caminhões.
Crescimento na movimentação de carnes congeladas na câmara frigorífica
A Iceport, câmara frigorífica totalmente automatizada da Portonave, recebeu 110 mil toneladas de alimentos de janeiro a junho, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano passado. Nas movimentações, 61% são de frangos e suínos, 29% de vegetais e 10% de carnes bovinas. A movimentação de frangos e suínos aumentou em 17%, principalmente devido à grande produção do Estado.
Santa Catarina é líder na criação de suínos, com 29% de participação nacional, e está em segundo lugar na produção de frangos, com 13% de participação nacional, de acordo com a Pesquisa do Abate de Animais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no primeiro trimestre. A Câmara também registrou crescimento de 10% nas movimentações de carne bovina. Há 15 anos, a Iceport oferece serviços de logística nas operações de armazenagem e depot de contêineres reefers para cargas de temperatura controlada.
Compromisso com as pessoas
Em junho, a Companhia recebeu novamente a certificação Great Place to Work (GPTW), com uma nota de 82 pontos, um reconhecimento importante em relação à gestão de pessoas. Como uma das inciativas de destaque, a empresa realizou o Programa de Massoterapia para pessoas com deficiência visual da região, com a formação de nove alunos, e destes cinco foram contratados pelo Terminal. Os massoterapeutas atendem os profissionais da empresa, de segunda a sexta-feira, com objetivo de oferecer bem-estar para suas atividades do dia a dia.
Foram realizadas e incentivadas 20 ações e projetos sociais neste primeiro semestre por meio do Instituto Portonave, que impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades, e apoia a transformação positiva dos territórios com o foco na redução das desigualdades sociais. O Embarca Aí é um programa realizado diariamente com 80 jovens da rede pública de ensino de Navegantes, com objetivo de capacitá-los no segmento portuário. Mensalmente, os alunos participam de aulas nas dependências do Terminal.
O Instituto Portonave apoia o Tropa do Tatame, iniciativa da Polícia Militar que atende 35 crianças no 25º Batalhão de Navegantes, com objetivo de ensinar artes marciais e a cidadania, e o Surf sem Limites, projeto de surfe para pessoas com deficiência, com intuito de integrar e desenvolver os 20 alunos em aulas na Praia de Navegantes e Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA). Em 2023, foram 172 mil pessoas impactadas pelas iniciativas.
Alunos do programa Embarca Aí
Sobre a Portonave
A Portonave, localizada em Navegantes, Santa Catarina, é o primeiro terminal privado de contêineres do Brasil e foi estruturada a partir de um projeto greenfield, ou seja, uma construção realizada a partir do zero nas margens do Rio-Itajaí-Açu, o que demonstra o seu pioneirismo. Há 16 anos, a empresa é referência na excelência de suas operações por meio da adoção de práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, em inglês), como o uso de equipamentos eletrificados, os Rubber Tyred Gantry (RTGs), guindastes para movimentação de contêineres, assim como ecológicos e elétricos. O Terminal emprega 1,2 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. Desde o início das operações da Companhia, Navegantes subiu em 10 posições no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Atualmente, o município é a 15ª economia de Santa Catarina.