Portonave recebe medalha prata em classificação global de sustentabilidade empresarial

O Terminal Portuário se classificou entre as 15% melhores empresas avaliadas pela EcoVadis no último ano

A Companhia conquistou a Medalha de Prata pela EcoVadis, fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade empresarial. A partir de um questionário de mais de 200 perguntas, mediante apresentação de evidências para comprovação das práticas sustentáveis, o Terminal obteve 68 pontos em uma escala de 0 a 100.  O reconhecimento é um diferencial, visto que classifica a Portonave entre as 15% melhores empresas globais avaliadas pela plataforma nos últimos 12 meses.

A metodologia adotada é baseada em padrões internacionais de sustentabilidade, como a Global Reporting Initiative (GRI), o Pacto Global da Organização Nações Unidas (ONU) e a ISO 26000 (Responsabilidade Social), e é supervisionada por um comitê científico internacional. São analisados sete indicadores de gestão por meio de 21 critérios de sustentabilidade em quatro temas: Meio ambiente, Compras sustentáveis, Práticas trabalhistas e direitos humanos e Ética.

Alinhado à agenda 2030 ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) da ONU e aos compromissos estabelecidos em sua estratégia ESG, o Terminal Portuário realiza investimentos constantes para adoção de práticas sustentáveis. Como destaque, a empresa utiliza equipamentos elétricos e ecológicos em prol da descarbonização, desenvolve projetos sociais e ações relacionadas à governança corporativa, que evidenciam os seus pilares de Soluções Inteligentes, Pessoas a Bordo e Legado Duradouro.

Infraestrutura sustentável

Desde 2016, possui 18 Rubber Tyred Gantry (RTG) eletrificados, guindastes para movimentação de contêineres, o que reduz em 96,5% a emissão de gases poluentes dos equipamentos. Foi o maior investimento em compra sustentável, de R$ 25 milhões. Em 2022, adquiriu a primeira Eco Reach Stacker da América Latina, com redução de 40% da emissão de gases de efeito estufa. Em 2023, totalizou 318 placas solares instaladas, que geram cerca de 18.000 kWh/mês (216.000 kWh/ano). No mesmo ano, obteve o certificado I-REC, em que atestou que todas as emissões referentes ao escopo II — emissões indiretas de gases de efeito estufa associadas ao consumo de energia elétrica — foram compensadas. Neste ano, iniciou as operações de um Terminal Tractor 100% elétrico, ou seja, sem emissão de gases poluentes. O intuito é avaliar a troca da frota atual, que conta com 40 Terminal Tractors.

Rubber Tyred Gantry (RTG) no pátio de contêineres do Terminal

Valorização das Pessoas

Em junho, o Terminal recebeu novamente a certificação Great Place to Work (GPTW), com uma nota de 82 pontos, um reconhecimento importante em relação à gestão de pessoas. Como uma das iniciativas de destaque, a empresa realizou o Programa de Massoterapia para pessoas com deficiência visual da região, com a formação de nove alunos, e destes cinco foram contratados pela empresa.

Além disso, por meio do Instituto Portonave, instituição sem fins lucrativos, a Companhia impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades nas quais está inserida, e apoia a transformação positiva dos territórios com foco na redução das desigualdades sociais (ODS 10). Em 2023, 172 mil pessoas foram impactadas em 40 projetos apoiados.

Formação do Programa de Massoterapia para pessoas com deficiência visual

Ética e governança

As ações da empresa estão de acordo com o Código de Conduta e a Política Antissuborno. Há três anos, a Portonave é certificada na ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno), sendo pioneiro entre os terminais portuários no país. Em 2023, foram ministradas cerca de 195 horas de treinamentos em temáticas relacionadas à ética e à integridade com os profissionais, como uma palestra com o professor Mário Sérgio Cortella no Dia Internacional Contra a Corrupção (8 de dezembro).

Palestra “Ética não é cosmética” com Mário Sérgio Cortella na empresa

Sobre o reconhecimento

A EcoVadis é um fornecedor mundial de classificações de sustentabilidade empresarial testada em mais de 130 mil empresas de 220 setores em 180 países. Para obter o selo, as organizações precisam atingir, ao menos, 30 pontos nos temas de Meio ambiente, Compras sustentáveis, Práticas trabalhistas e direitos humanos e Ética. A partir da pontuação, as companhias são classificadas com a Medalha Bronze, Prata, Ouro ou Platina, e uma árvore é plantada para celebrar a conquista, em parceria com a One Tree Planted, associação sem fins lucrativos.

Postado por Giovanna Pegoraro
[11/07/2024]