Portonave é o terminal portuário mais eficiente do país em 2024, segundo a ANTAQ

Institucional

|

22/01/2025

Portonave é o terminal portuário mais eficiente do país em 2024, segundo a ANTAQ

Na produtividade de navio, o principal indicador de eficiência portuária, a Companhia liderou no ranking nacional, de acordo com o dado mais recente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários

Em uma operação ágil e eficiente, a Portonave, localizada em Navegantes, registrou a movimentação média de 118 contêineres por hora por navio no cais. Essa é a melhor produtividade de navio registrada entre todos os portos brasileiros, segundo o último monitoramento, de janeiro a novembro de 2024, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Esse indicador alcançou o expressivo crescimento de 42% na comparação a 2023. A produtividade de navio consiste na quantidade de Movimentos por Hora (MPH) realizados durante a operação de carga e descarga dos contêineres, desde o primeiro contêiner até o último movimentado na operação por navio. No cais da empresa, os movimentos são realizados por até seis portêineres, guindastes de uso portuário. No ano de 2024, o Terminal movimentou 1.261.130 TEUs (unidade de medida equivalente a contêiner de 20 pés), uma redução de apenas 5% na comparação ao ano anterior em razão das obras em execução em metade do cais. Também registrou 12% de participação nacional na operação de contêineres cheios de longo curso, sendo o terceiro maior do Brasil no ranking desse tipo de embarque, de acordo com o Datamar, consultoria especializada no modal marítimo, de janeiro a novembro do ano passado. Na exportação, os produtos mais despachados foram madeira, carne congelada e papel na Portonave. Na importação, os produtos com maior número de movimentações foram plástico, maquinário e têxtil. O principal mercado das exportações foi a China. Na sequência, esse pódio foi ocupado pelos Estados Unidos (segundo) e o México (terceiro). Na importação, a China também lidera e, sucessivamente, aparecem os Estados Unidos e a Índia, no período de janeiro a novembro, segundo os dados da Datamar. Durante esse período, a Portonave foi líder nacional na movimentação de diversos segmentos, como a exportação de carne suína, com 24 mil TEUs movimentados – 35% do mercado nacional – com principal destino a China. Na importação, o produto que se destacou foram os pneus, com 30 mil TEUs movimentados – 33% de toda importação nacional – com principal origem na China. Na comparação com 2023, a demanda pela exportação de celulose aumentou 21% em 2024. Foram 15.176 TEUs despachados no ano passado, principalmente para China. Na importação, a movimentação de maquinários subiu 20% no ano passado, com 55.663 TEUs recebidos. Mais uma vez, a origem principal foi a China. Preparação para o futuro Com seus 17 anos de operação, a Companhia já movimentou 13,6 milhões de TEUs e se prepara para receber navios maiores, de até 400m de comprimento. Iniciada em janeiro de 2024, a Obra do Cais é um investimento privado de cerca de R$ 1 bilhão. Pelo acompanhamento mais recente, de novembro de 2024, a primeira etapa da obra atingiu aproximadamente 70% de conclusão. Nessa fase, o lado leste da estrutura (450m) está em obras, enquanto as operações são realizadas na outra metade. Após a conclusão, a Portonave entrará na lista seleta de terminais de contêineres aptos a receber as maiores embarcações do mundo, desde que o canal de acesso ao complexo portuário do Rio Itajaí-Açu também passe por obras. Recordes nos acessos de caminhões: 640 mil recebidos no ano Uma média de 2 mil caminhoneiros foram atendidos diariamente no Gate da Portonave. Os motoristas permaneceram um tempo médio de cerca de apenas 31 minutos no Terminal. No dia de maior pico da história, foram registrados 3.308 acessos de caminhões. Com esse desempenho, o ano de 2024 encerrou com um recorde histórico, de 640.301 acessos, de janeiro a dezembro, tanto entradas quanto saídas de contêineres.

Movimentação de produtos frigorificados cresceu 10,5% na Iceport Na Iceport, câmara frigorífica da Portonave, foram movimentadas 253.678 toneladas de produtos, o que representa um crescimento de 10,5% em relação a 2023. Entre os produtos movimentados, 64% foram aves e suínos, 27% vegetais e 9% bovinos. Em 2024, a Câmara renovou a Certificação de Sistema de Segurança de Alimentos (FSSC 22000, em inglês), um dos sistemas de normas mais rígidos reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI). Essa certificação atesta as boas práticas do sistema de gestão de segurança de alimentos e confiabilidade nas operações.

Participação ativa na comunidade Engajado com o desenvolvimento sustentável local, por meio do Instituto Portonave, o Terminal realizou 50 iniciativas, entre ações e programas, com o foco na redução das desigualdades sociais. Foram R$ 8,9 milhões destinados para as ações via as leis de incentivo fiscal, o dobro do ano passado. De modo direto, R$ 1,6 milhão foram investidos nas iniciativas. No Programa Embarca Aí, 66 jovens foram capacitados no segmento portuário. Desses, 31 realizarão o programa Jovem Aprendiz na empresa. Em construção ao longo de 2024, neste ano será inaugurada uma piscina para aulas de natação no bairro São Paulo, um projeto em parceria com o Instituto Nadar. As aulas também atenderão pessoas com deficiência ou comorbidade. Além de projetos sociais, R$1,1 milhão foram investidos na compensação ambiental do Parque Natural das Pedreiras, em dezembro. Localizado no bairro Pedreiras, em Navegantes, é o primeiro mirante turístico inaugurado no município. Sobre a Portonave A empresa está localizada em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007, como o primeiro terminal portuário privado do Brasil. Atualmente, são 1,3 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos. No ranking nacional, a Portonave, de janeiro a novembro de 2024, esteve entre os três portos que mais movimentam contêineres cheios de longo curso, sendo o primeiro em Santa Catarina, de acordo com o Datamar. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Confira os dados de movimentação:

[:en]

In vessel productivity, which is the main indicator of port efficiency, the Company led the national ranking, according to the most recent data from the National Waterway Transportation Agency

In an agile and efficient operation, Portonave, located in Navegantes, on the North Coast of Santa Catarina state, recorded an average movement of 118 containers per hour per vessel at the quay. According to the latest monitoring by the National Waterway Transport Agency (ANTAQ), this is the best vessel productivity recorded among all Brazilian ports from January to November 2024. This indicator achieved a significant growth of 42% compared to 2023. Vessel productivity consists of the number of Movements per Hour (MPH) performed during the container loading and discharge operation, from the first container to the last one handled in operation per vessel. At the company's quay, movements are conducted by up to six Ship-to-Shore (STS) cranes, port cranes. In 2024, the Terminal handled 1,261,130 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit), a reduction of just 5% compared to the previous year due to the infrastructure works underway on half of the quay. According to Datamar, a consulting firm specializing in maritime shipping, it also recorded a 12% national share in the operation of long-haul containers, and it is the third largest in Brazil in the ranking of this type of shipment from January to November of last year. In terms of exports, most of the products handled were wood, frozen meat, and paper at Portonave. In terms of imports, the most handled products were plastic, machinery, and textiles. The main export market was China. Next in the ranking were the United States (second) and Mexico (third). According to data from Datamar, in terms of imports, China also leads, followed by the United States and India, from January to November. During this period, Portonave was the national leader in handling various segments, such as pork exports, with 24 thousand TEUs handled – 35% of the national market – with the main destination being China. In respect of imports, the product that stood out was tires, with 30 thousand TEUs handled – 33% of all national imports – with the main origin being China. Compared to 2023, demand for cellulose exports increased 21 % in 2024. There were 15.176 TEUs handled last year, mainly to China. In imports, the handling of machinery increased 20% in 2024, with 55.663 TEUs received. Once again, the main product origin was China. Preparing for the future In its 17 years of operation, the Company has already handled 13.6 million TEUs and is preparing to receive larger vessels, up to 400m in length. Starting in January 2024, the Quay Infrastructure Works is a private investment of around R$1 billion. According to the most recent monitoring, from November 2024, the first stage of the infrastructure work is approximately 70% complete. At this stage, the eastern side of the structure (450m) is under construction, while operations are carried out on the other half. After completion, Portonave will enter the select list of container terminals capable of receiving the largest vessels in the world, provided that the access channel to the Itajaí-Açu River port complex also undergoes infrastructure works. Records in truck access: 640 thousand received in the year An average of 2,000 truck drivers were served daily at the Portonave’s Gate. Drivers spent an average of just 31 minutes at the Terminal. On the highest peak day in all times, 3,308 truck accesses were recorded. With this performance, 2024 wrapped with a historic record of 640,301 accesses from January to December, both container entries and exits.

The handling of refrigerated products grew by 10.5% at Iceport At Iceport, Portonave's cold storage facility, 253,678 tons of products were handled, representing a growth of 10.5% compared to 2023. Among the products handled, 64% were poultry and pork, 27% vegetables, and 9% beef. In 2024, the Chamber renewed its Food Safety System Certification (FSSC 22000), one of the most stringent standards systems recognized by the Global Food Safety Initiative (GFSI). This certification attests to good practices in the food safety management system and reliability in operations.

Active participation in the community Committed to local sustainable development through the Portonave Institute, the Terminal completed 50 initiatives focused on reducing social inequalities, including actions and programs. R$8,9 million was allocated to the actions via tax incentive laws, twice as much as last year. Directly, R$1.6 million were invested in the initiatives. In the Embarca Aí (Get on board) Program, 66 young people were trained in the port segment. Of these, 31 will complete the Young Apprentice program at the company. Under construction throughout 2024, a swimming pool for swimming lessons will soon be opened in the São Paulo neighborhood, a project in partnership with the Nadar Institute. Classes will also be available to people with disabilities or comorbidities. In addition to social projects, R$1.1 million was invested in environmental compensation for the Pedreiras Natural Park in December. Located in the Pedreiras neighborhood in Navegantes, it is the first tourist viewpoint opened in the municipality. About Portonave The company is located in Navegantes, on the North Coast of Santa Catarina, and began its activities in 2007 as the first private port terminal in Brazil. Currently, there are 1,300 direct jobs and 5,500 indirect jobs. According to Datamar and considering the national context, from January to November 2024, Portonave was among the three ports that handled the most long-haul containers, and it was the first in Santa Catarina. Besides standing out for operational excellence, the Company is committed to ESG (Environment, Social, and Governance) practices.


Compartilhar

Conteúdo relacionado

Quer ficar por dentro das novidades?

Receba nossa newsletter mensal no e-mail.

Imagem ilustrativa