
Portonave divulga livro com histórias de profissionais no Dia do Trabalhador Portuário
Operações
Invalid Date
Institucional
|07/03/2025
Nos últimos dois anos, a contratação de mulheres cresceu 32% na empresa e o número das que ocupam cargos de liderança dobrou
O setor portuário é composto majoritariamente por homens, principalmente nos cargos operacionais. Cerca de 17% das vagas são ocupadas por mulheres, de acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em 2023. A Portonave, primeiro terminal privado de contêineres do país, localizado em Navegantes, Santa Catarina, realiza iniciativas que contribuem para a mudança desse cenário. Há mulheres desde o trabalho nos navios até na gestão. Essa representatividade é essencial para quebrar estereótipos em relação ao perfil do trabalhador portuário. Na Companhia, entre 2022 e 2024, o percentual de mulheres contratadas aumentou em 32%. Durante esse período, a liderança feminina duplicou na empresa. Elas representam 19% dos profissionais da Companhia. Esse mesmo percentual reflete a presença de gestoras. Ou seja, o Terminal está pouco acima da média nacional. No setor administrativo, cerca de 50% dos cargos são preenchidos por elas. Nos últimos cinco anos, a Portonave tem realizado diversas iniciativas por meio do seu Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, como rodas de conversa sobre o enfrentamento ao assédio – feitas nesta semana, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e em 2024 – o Programa Porto Para Elas, com objetivo de capacitar as mulheres no segmento, o Programa de Apoio a Maternidade – com taxa de retorno de 100% das mulheres após a licença em 2024 – entre outras ações. Devido à participação ativa voltada para elas e outros grupos, no ano passado, o Terminal Portuário recebeu o primeiro lugar no Prêmio da ANTAQ na categoria Gênero e Diversidade – reconhecimento inédito da premiação.
Roda de conversa realizada nesta sexta-feira (7)
Conheça histórias de mulheres portuárias Marlene Camargo Patrício, natural de Minas Gerais, está em Navegantes há 14 anos. Em 2022, por meio do Porto para Elas, teve a oportunidade de conhecer o ambiente portuário e se formou em mecânica e elétrica. Atualmente, é Auxiliar de Movimentação Portuária. Marlene trabalha na atracação e desatracação dos navios no cais, assim como na peação e desapeação de contêineres a bordo, ou seja, a atividade de fixá-los e desafixá-los na estrutura de forma que não se movam ou caiam com o movimento da embarcação. Ela se sente orgulhosa e incentiva outras mulheres a persistirem na busca pelos seus objetivos, “desejo que outras consigam realizar seus sonhos e que nunca desistam”, relata.
Para o Terminal continuar em pleno funcionamento, além da Operação, a equipe de Manutenção executa um papel essencial. Há três anos, Stefanie Cachapuz mudou-se do Rio Grande do Sul para Navegantes em busca de novas oportunidades. Em agosto do ano passado, ela entrou para equipe Portonave, e, atualmente, é Auxiliar de Manutenção Civil, realiza serviços de pintura e hidráulica e presta apoio em diversas atividades. Desde o início, se sentiu acolhida e valorizada, “sem dúvidas, foi a melhor escolha que fiz. Me sinto motivada porque posso fazer o que eu amo e a empresa respeita a diversidade e estende a mão quando precisamos”, comenta.
Mariléia da Silva começou a trabalhar no Terminal em 2016, após realizar um curso para operar empilhadeiras, e, atualmente, é Controladora de Depot da câmara frigorífica, a Iceport, e também faz parte da Brigada de Emergência. Ela é a responsável por acompanhar sua equipe, auxilia na operação de transporte e planejamento e monitora a entrada e a saída dos contêineres reefer – com cargas refrigeradas. Para ela, o seu cotidiano é agradável, “aprendo coisas novas todos os dias e me sinto muito respeitada”, destaca.
Ações internas e externas destinadas às mulheres
Sobre a Portonave A empresa está localizada em Navegantes, litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007 como primeiro terminal portuário privado do Brasil. Atualmente, são 1,3 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), foi o mais eficiente em produtividade de navio no ano de 2024. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG com ações e iniciativas voltadas aos aspectos ambientais e sociais.
Receba nossa newsletter mensal no e-mail.