Portonave amplia e fortalece atuação ESG em 2022

Novas conquistas, recordes e serviços marcaram o ano de 2022 para a Portonave, que seguiu como segundo maior movimentador de contêineres do Brasil. Com o olhar cada vez mais atento à Sustentabilidade, as práticas ESG – Environmental, Social, and Corporate Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em português) performaram, sendo grandes protagonistas este ano.

Com o objetivo de aliar as ações socioambientais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Portonave triplicou suas atuações em comparação ao ano passado. Todas as iniciativas estiveram voltadas aos nichos cultura, educação, esporte, saúde e meio ambiente. Foram pelo menos 30 projetos desenvolvidos em Navegantes e região.

O foco ambiental se destacou com mais de 90% dos resíduos destinados conforme o conceito Aterro Zero, que visa o aproveitamento integral dos materiais recolhidos. Contemplaram essa destinação resíduos de perigosos, orgânicos, comuns e recicláveis.

Pelo menos uma tonelada de resíduos foi recolhida em ações práticas envolvendo a comunidade nos mutirões de limpeza Juntos pelo Rio, Limpando o Mundo e Semana do Meio Ambiente. Aproximadamente, 900 pessoas foram envolvidas nas iniciativas realizadas na Praia de Navegantes e pelo Rio Itajaí-Açu.

Equipamentos portuários

Neste ano, foram investidos R$ 2,7 milhões na substituição de transpaleteiras e empilhadeiras, da câmera frigorífica – Iceport. Um dos principais incentivos da troca dos equipamentos foi devido ao funcionamento com bateria de lítio ao invés de chumbo ácido, aumentando a segurança dos profissionais, maior durabilidade e confiabilidade nas operações.

Outra importante aquisição foi a Eco Reach Stacker com capacidade de reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa, como CO2, NOX e SOX. O modelo é usado para containers cheios e tem capacidade de elevação de até 45 toneladas.

Tecnologia

A Tecnologia da Informação do Terminal atuou em projetos de melhoria de software e inovação em Automação de Processos (RPA), buscando maior eficiência nos processos aduaneiros. Em destaque ao Gate, está a criação de novos aplicativos para a gestão operacional e motoristas.

Tratando-se de comunidade, foram desenvolvidos os programas Embarque na Tecnologia, com o objetivo de estimular jovens a ingressarem na área, e o Porto para Elas, com foco em oportunizar mulheres no mundo portuário.

No aspecto multilateral “Meio Ambiente, Social e Governança”, a empresa foi protagonista como primeiro terminal portuário do país com a conquista da ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno).

Novos serviços, marcos operacionais e reconhecimentos

Entre outros principais destaques, também está a ampliação do Portfólio, com novos serviços Brazex I (armador CMA CGM), SAT – South America – Africa – Triangle Service (armador Hapag-Lloyd), SAS – Serviço Atlântico Sul (armadores Log-in e Mercosul)me FIL – Far East India Latin America Service (armador Hyundai).

Além disso, o marco de 11 milhões de TEUs movimentados e a conquista do primeiro lugar na categoria “Crescimento da movimentação TUPs/Container, do Prêmio Prêmio Portos+Brasil, do Ministério da Infraestrutura ficaram marcados na história. Todos avanços só foram possíveis pelo empenho e comprometimento dos mais de mil profissionais que estão diariamente atuando no Terminal.

Postado por TI Portonave
[02/01/2023]